domingo, 2 de agosto de 2009

O anjo reentortado - em homenagem a (Tris)Therezina

Escritos Oriundos de Tristeresina...
TORQUATO NETO – O ANJO REENTORTADO

(João Paulo Santos Mourão₢)

Quando logo, logo, eu hei renascido... Muito crítico ainda,
Um anjo pós-modernista muy droga-dopado virá a me informar:
Vai bicho (aliás, bicho iradíssimo) desafinar o coro dos descontentes;
Porque mesmo eles estão contentes, contentes demais pro nosso gosto.

Ouves a melodia? É música, de protestantes novos!
Vem comigo; dancemos a valsa da revolução imoral.
Eles rirão de nós, sem motivo algum; mas nós, ah, ah!
Riremos e mangaremos do riso deles, sedentários e paupérrimos espiões da nossa rima alegre e viva...

A cultura analfabeta é doutora aos eruditos, sim.
A vitória do profeta é possível se há seguidores.
Se o inimigo é invisível, invisíveis e vis seremos assim.
Só não podemos é ser estáticos, ou seremos extáticos perdedores...

Hoje eu acordei mais desafinado de que outrora
Olho pela janela as massas voláteis e disformes, lá em cima e cá embaixo.
Um desperdício tamanho, né?!
Leio o meu livro de cabeceira, os olhos vermelhos de dor e opilação vindoura;
Então recito um verso livre, para o senhor dos zumbis tupiniquins:

Faças de mim resistente e irresistível, a todo o povo.
Unge-me a vista do além-olho, para não ser preso em vão.
Conserva-me malandro da brasilândia, com predomínio da razão.
Kilometra meu destino, pois da emoção faço o maior estorvo...

(João Paulo Santos Mourão₢)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

webdesign, marca-logo e manutenção quebra-galho by_Ludeboa
esqueleto do template estilo revista by_UsuárioCompulsivo ^