quinta-feira, 13 de agosto de 2009

I blog, You blog, We blog...

Jonh Barger lhe batizou em 1997, Peter Merholz o transformou em verbo em 1999. Em 2000, seu sistema de atualização é o mais perfeito para a ploriferação de diários virtuais. Em 2oo1, opiniões em torno do ataque de 11 de setembro acordaram para eles, quem sabe, serem também uma alternativa de informação. Começa também a perseguição aos "blogueiros" por parte dos "jornalistas de jornais". Não muito tempo depois, os próprios impressos se adaptaram a internet, incluindo inclusive os blogs como mais um recurso de suas versões virtuais. Em 2003, o maior e mais popular serviço de publicação de weblogs foi comprado pelo Google.



Desde então, as ferramentas de publicação de postagem no blogger deram um salto de usabilidade: novas adições de funcionalidade(caixas de pesquisa, marcadores, seguidores, vídeos e fotos das redes sociais sociais mais populares como youtube e flickr) e, ainda, a possibilidade de se ganhar dinheiro com anúncios publicitários num serviço de hospedagem de blog gratuito. Detalhe: isso ocorreu paralelamente à maioria esmagadora de serviços de hospedagem de sites tornarem-se pagos. Hoje, graças a programadores especialmente interessados no blogger que praticam a cultura do copyleft, mesmo o usuário comum pode ter sua interface de blog sem deixar desejar a um site.


Foram todas essas mudanças de uso e também observando um crescente, disperso e silencioso murmúrio de blogosfera em THE e no restante do Estado, que me fizeram decidir criar para o Na Central uma série de posts metalingüísticos, além de divulgar blogs de estudantes de comunicação daqui e o meu próprio. Afinal, não é mais eu nem você que está "blogando": somos nós.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

webdesign, marca-logo e manutenção quebra-galho by_Ludeboa
esqueleto do template estilo revista by_UsuárioCompulsivo ^