terça-feira, 21 de julho de 2009

Shopping da Cidade transforma ambulante em micro empreendedor


Desde 1989 a PMT - Prefeitura Municipal de Teresina vinha estudando a possibilidade de tirar os vendedores ambulantes das ruas e praças de Teresina e organizar o centro da cidade. Parece que esse dia chegou, pois em 29 de junho de 2009 foi inaugurado o Shopping da Cidade. O projeto foi uma parceria entre a PMT, o Comércio Lojista e o Sindicato dos Ambulantes.



O projeto começou a ganhar forma em dezembro de 2005, quando a PMT entrou em contato com o Sindicato dos Ambulantes para formalizar a intenção de erguer o Shopping, que foi construindo em dois anos.


De acordo com Carmem Carvalho, coordenadora do programa de requalificação do centro de Teresina, o Shopping foi criado para desocupar e organizar as ruas e praças de Teresina, dar condições dignas de trabalho para os vendedores ambulantes e transformar estes em micro empreendedores. “O Shopping da Cidade valorizou o comercio formal, está organizando os espaços públicos de Teresina e está atraindo consumidores que não freqüentavam mais o centro devido à desorganização do mesmo”, diz ela.



O Shopping está sendo administrado pelo Instituto de Negócios do Piauí, onde a diretoria é formado pela CDL – Câmera de Dirigentes Lojistas de Teresina e o Sindicato dos Ambulantes e fiscalizado pela PMT, também há uma parceria com a SEMDEC – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Banco do Brasil e SEBRAE. São 1852 boxes, mais 27 pontos de castanhas e 35 pontos de alimentação, no total 1915 espaços ocupados. Além de uma Agência dos Correios, banca de revistas e um grande supermercado, que foram instalados de forma estratégica para atrair mais consumidores.


Para a antiga vendedora ambulante, Eliete Ibiapina, que foi camelô mais de 20 anos no calçadão da Álvaro Mendes no centro de Teresina e foi contemplada com o Box nº 389, as vendas ainda estão fracas, mas o Shopping trouxe conforto e segurança.


Ainda de acordo com Carmem Carvalho, os micros empreendedores precisam pagar uma taxa, que é o condomínio do Shopping, entre R$ 100,00 e 120,00 dependendo do tamanho do Box para a PMT, para a manutenção do mesmo. Já os que não eram ambulantes, mas estão presentes no Shopping pagam o aluguel e o condomínio. “A Prefeitura investiu na estrutura, existem elevadores, escadas rolantes, luz, água, enfim, custos, que precisam ser pagos por quem está trabalhando lá”, complementa a coordenadora.



Márcia Micaelle é Jornalista,
Formada pela Faculdade Santo Agostinho
E é a primeira a colaborar com textos exclusivos para o Na Central!

Seja o próximo!
Envie seu texto para na_central@yahoo.com.br

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

webdesign, marca-logo e manutenção quebra-galho by_Ludeboa
esqueleto do template estilo revista by_UsuárioCompulsivo ^