terça-feira, 28 de julho de 2009

III Varal de Fotografia do Piauí


Desde março deste ano, um grupo de apaixonados por fotografia que se formou na galeria virtual flickr começaram a organizar exposições fotográficas de uma forma mais lúdica Teresina afora: primeiro na praça do Caribe do shopping Riverside; depois em junho, no Encontro dos Rios, zona norte de Teresina; e agora na praça de eventos do Teresina Shopping.
Em menos de seis meses, o Piauí Photo Clube consolidou os Varais de Fotografia do Piauí, onde obras tanto do grupo como de outras pessoas que desejam expôr são penduradas ao público, organizadas em tamanho padrão com nome do fotógrafo e telefone para contato.

por Mesquita Diniz

A idéia do Varal Fotográfico surgiu a partir de uma viagem do fotógrafo Rufino a Curitiba(PR), quando viu pela primeira vez este sistema de exposição ao público: foi amadurecida aos poucos, enquanto fotógrafos profissionais e amadores começaram a comentar as fotos uns dos outros e planejarem articular eventos em conjunto.


foram tantas fotos enviadas, que a organização está fazendo um rodízio para todas serem expostas ao longo do evento

Enquanto fazíamos a entrevista com um dos idealizadores do projeto, João Rufino, várias pessoas procuraram a mesa da organização mostrando o desejo de comprarem as fotos que mais lhe agradaram. Propostas de trabalho começaram a ser viabilizadas a partir daí, dando visibilidade a novos talentos que querem se profissionalizar.

uma das fotografias expostas no III Varal Fotográfico do Piauí, por Caio Bruno


As ambições do grupo, porém, não param na organização dos varais. O próximo passo é o planejamento de passeios fotográficos: com apoio coletivo, viabilizar viagens para exercitar o olhar e as técnicas, num clima descontraído e de aprendizado mútuo. Mas o principal objetivo desses passeios é estreitar o diálogo com as cidades do interior do Estado. Muitos locais do Piauí estão se perdendo porque patrimônios culturais já tombados ou não são destruídos: o registro fotográfico se torna, além de busca de realização pessoal, engajamento cultural e instrumento de preservação da memória coletiva.

Já foi adiantado ao Na Central que o PhotoClube quer organizar um novo varal durante o aniversário de Teresina, na praça Pedro II. Hoje, já são 79 os membros do grupo na galeria do flickr.

O III Varal de fotografia do Piauí acontece na praça de eventos do Teresina Shopping e vai até o dia 02 de agosto.
Ouça a entrevista completa sobre o Piauí Photo Clube com João Rufino em -Sobremesa!



links:
Piauí Photo Clube

colaboração para o post e entrevista: João Paulo Mourão

2 comentários

Carlos Rocha disse...

Parabéns pelo texto Ludmila. O Varal é uma oportunidade e tanto para quem expõe as suas fotografias. Cabe perguntar ao Rufino na próxima oportunidade se o autor realmente comprou a fotografia que estava procurando.

Unknown disse...

Foi a melhor matéria do nacentral até hoje, só isso! Sem corporativismo!

Postar um comentário

webdesign, marca-logo e manutenção quebra-galho by_Ludeboa
esqueleto do template estilo revista by_UsuárioCompulsivo ^