"Muitas vezes a perda de uma batalha é a conquista do progresso. Deslustra-se a glória, mas engrandece-se, alarga-se, torna-se mais ampla a liberdade; emudece o tambor para deixar falar a razão. Jogo é este, pois, em que quem perde ganha". O trecho é de Victor Hugo e faz parte de 'Os Miseráveis', mas ilustra também um projeto que de minha parte entra em pausa nesta segunda-feira.
Criado em 2007, através de uma vontade de um grupo de amigos, a Central de Blogs foi um projeto que sempre buscou dar para o jornalismo daqui algo que lhe falta: novidades. Produzindo conteúdo em várias áreas e a partir das várias limitações existentes. Não éramos revolucionários, simplesmente eramos sedentos por mudanças fora de modelinhos bonitinhos pseudousados.
Nos criamos, desenvolvemos, mudamos, estabelecemos projetos. Colecionamos vitórias, fruto de nosso desenvolvimento e amadurecimento como jornalistas e como pessoas. No caminho perdemos colaboradores, que são nossos amigos, mas que tinham outros projetos em vista. Mas, ganhamos também novas pessoas que assimilados ao grupo tornaram-se tão amigos quanto.
"Sim, porque com tantas vitórias o projeto entra em pausa?" torna-se um pergunta incômoda e óbvia. Faltam-me certezas, mas sobram hipóteses. Infelizmente e diferente de outros lugares, não é possível jogar tudo para o ar por um projeto em que não há certeza de que pode dar certo. Com isso todos tiveram que tocar seus projetos particulares e este projeto conjunto, algo complicado ao que se pode ver. Haveriam outras possibilidades,como a falta de um projeto que conseguisse congregar mais, porém pessoalmente esta parece ser a mais plausível explicação.
Voltando a Victor Hugo, esta pausa não nos diminui e nem ao projeto que desenvolvemos. Simplesmente esta pausa mostra que talvez o jornalista precise aprender mais a ser empreendedor e a exercitar mais a sua criatividade. Diferente do que disse Marguerite Duras: "Os jornalistas são os trabalhadores manuais, os operários da palavra. O jornalismo só pode ser literatura quando é apaixonado."
P.S.: Abraços a todos os que compuseram a central
seja o primeiro a comentar!