quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cozinheiro X Jornalista



Meu amigo Pedro Campos postou um texto sobre o tema em sua página pessoal, e eu que até então não havia me manifestado, depois de muito pensar a respeito resolvi escrever um pouquinho do que penso a respeito:


Sabe, eu nunca ví um Jornalista como alguém superior a um Cozinheiro.
Talvez porque nunca tenha visto um Jornalista como superior a coisa alguma.
E temos sim muita coisa em comum...

Nós pegamos os ingredientes de uma boa receita nas ruas, na internet, nos telefonemas e colocamos na panela da redação. Lá daremos cor e forma à nossa arte. A arte da escrita, a arte da informação... que é servida de diversas formas à sua mesa. Seja num belo prato de folhas dobradas, ou no requinte de uma página virtual.

Além de cozinheiros, somos garçons, gerentes, alguns até engraxates... e não deixamos de ser aquilo que nos foi proposto por um "eu do passado" que sonhava, e já se sentia assim meio... Jornalista!

Um amigo (Elói) me disse: "A profissão do Jornalista é puramente tecnicista". E é. É muito fácil repassar uma informação, pra muitos até fácil demais redigir um texto. O que não é fácil é conseguir equilibrar o tempero correto usando a ética, e algo que chamamos de credibilidade (embora muita gente não saiba o real significado disto).

Se um moço lá dos quintos não teve a educação necessária para dizer que "em outros países (estes - desenvolvidos) o diploma não é algo obrigatório", dando risadas altas e fazendo chacota em rede nacional, vamos mostrar nossa educação refinada (tímida polidez jornalística) fazendo uso de todas as coisas boas aprendidas na faculdade. Vamos ver quem vai querer contratar alguém competente tendo um competente diplomado como seu concorrente...

Não há o que temer para quem corre em busca o sucesso.

Por isso não vou reclamar... vou é degustar nosso prato e procurar deixá-lo cada vez mais impecável. É o mínimo que eu, uma gentil acadêmica (forever) farei depois do leite derramado.

.

1 comentário

Carlos Rocha disse...

acho que tudo isso é um momento de sairmos do marasmo e da indolência para criamos nossas oportunidades. talvez seja mais um momento de "com um limão faça uma limonada" do que de fim do mundo. Mas, é preciso lutar pelas oportunidades e pra por uma ordem dessa profissão.

Postar um comentário

webdesign, marca-logo e manutenção quebra-galho by_Ludeboa
esqueleto do template estilo revista by_UsuárioCompulsivo ^