sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ConfeCom!








O que a Conferência de Comunicação tem a ver com você? Quando assistimos televisão ou ouvimos o rádio não sabemos que qualquer canal só pode veicular determinado conteúdo porque tem uma concessão pública. Mas o que significa ser uma concessão pública? Significa que os canais de televisão e rádio pertencem ao povo brasileiro e que para que uma empresa queira explorá-lo comercialmente precisa de autorização do estado, que é quem toma conta dos bens coletivos do povo. 


Em outras concessões públicas, como transporte coletivo, por exemplo, todo o serviço prestado é voltado ao interesse do cidadão e quando ele não funciona todo mundo pode reclamar para que o serviço mude! No caso das TVs comerciais, como Globo, SBT, Record, Band e Rede TV , que de acordo com a lei deveriam veicular principalmente conteúdos educativos, culturais, artísticos e informativos, isso simplesmente não acontece! Eles fazem o que querem com a programação televisiva e o cidadão não tem a chance nem de avaliar, nem de reclamar para que as coisas mudem. Além disso, há uma śerie de irregularidades cometidas por esses canais, que muitas vezes violam direitos humanos e a própria lei que regulamenta seu funcionamento. A Conferência traz a chance da sociedade dizer como devem funcionar essas concessões públicas.





Outra questão importante: você tem internet em casa? Na escola? No Telecentro? Num mundo em que cada dia mais a informação é parte fundamental da vida, a internet torna-se um recurso de primeira necessidade. Ter acesso à informação e se comunicar são direitos do cidadão. É dever do Estado garantir que todo mundo possa acessar e produzir conteúdos para se informar e se comunicar. Como garantir esse acesso? Como garantir condições para que os cidadãos possam distribuir os conteúdos que produzem? Esses também são debates que passam pela Conferência.











O futuro também já chegou. É celular que toca música, é computador que passa filme, é televisão que vai virar computador. Nesse encontro de tecnologias, que chamamos de convergência, ninguém sabe ao certo de que forma podemos utilizar todas essas inovações a serviço do cidadão, garantindo o acesso universal ao conhecimento, e à produção de conteúdo. Como organizar todo o caminho que vai da produção de conteúdo, passando pela forma como ele será distribuído e recebido é outro tema sobre o qual os participantes da I Conferência Nacional de Comunicação.



Portanto, a I Conferência Nacional de Comunicação é um momento em que toda a sociedade se reúne para definir as diretrizes e ações que o poder público (prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, ministros, presidente, juízes, promotores, etc) deve ter como prioridade no setor de Comunicação. É um momento muito especial de participação popular na definição das políticas públicas. Por isso é fundamental se inteirar e participar de todas as atividades relacionadas à Conferência na sua cidade. Procure a Comissão Estadual de onde você mora e participe!






Fonte:  http://proconferencia.org.br/




@c@o@m@u@n@i@c@a@ç@ã@o@-@s@o@c@i@a@l@




Na última quinta-feira, alunos e profissionais da Comunicação e outras áreas se reuniram com o objetivo de mobilizar e debater a importância de tal conferência. Uma pincelada do que aconteceu no auditório da FSA você pode conferir clicando aqui 


1 comentário

Unknown disse...

Olá Equipe de Pegai o Busão, boa tarde!

Sou William Arcari, da equipe de assessoria online da campanha Reebok Classic. Gostaria de deixar em vosso calendário de festas, a data e local que vai acontecer a super balada “Reebok Classics Party”.
Data: 29 Outubro
Local: Sonique Bar (Rua Bela Cintra, 461 consolação – São Paulo)
*A Reebok oferece ainda a oportunidade de ir nesta balada de graça e com um acompanhante, participando da promoção “caça ao tesouro” em parceria com a MTV Brasil. Basta se cadastrar no site e seguir as dicas no Twitter.
Twitter da promoção: http://twitter.com/reebok_classic
Página de cadastro: http://www.reebok.com.br/classic/#/cadastro

Desde já, agradeço a colaboração!

Postar um comentário

webdesign, marca-logo e manutenção quebra-galho by_Ludeboa
esqueleto do template estilo revista by_UsuárioCompulsivo ^