domingo, 1 de fevereiro de 2009

A destruição ambiental nordestina - caso Serra Vermelha


A Serra Vermelha é uma reserva de recursos naturais no sul piauiense, da qual dependem várias outras teias do ecossistema regional nordestino. É um dos locais que em muito difere do meio semi-árido e sertanejo. É um sistema de transição entre cerrado e floresta subtropical.

Mas o que é que isto tem a ver com o assunto? Isto:

A Serra Vermelha está virando carvão

Difícil aceitar passivamente isto. Parece que as intenções malignas e individualistas (quando muito monopolistas) é que ditam a conduta do mundo. Não entendo como poucas pessoas conseguem hipnotizar o resto das outras, a não ser pela ameaça armada fruto da insegurança, impunidade e desinteresse que fora demonstrado para com nossas reservas naturais ao longo dos governos. Mas devo dizer que o pior mesmo é que os entes criados para defender e mobilizar o povo comum se encontrem hoje sendo reféns ou vítimas da poderio estranho ao interesse soberano das nações, do respeito ao ambiente.

Não é possível pensar no Brasil como eterna mina de riquezas de mão-beijada aos exploradores de companhias multinacionais. Aliás, é possível contar nos dedos as empresas "brasileiras" neste país, bem como as empresas "nordestinas" nesta região. Digo quanto à índole, não quanto a assinatura em contratos praticamente unilaterais.

Pense nisto, mesmo você que pensa que há um lado bom nisso, pense bem. Mesmo que aparentemente seu dia-a-dia não aparente, tudo está conectado: natureza-humanidade-culturas. Faça seu exame de consciência, converse com as pessoas, saiba o que cada um pensa, forme sua própria opinião - não venda seu pensamento, como a maioria dos ambientalistas, juristas, jornalistas... de carteirinha e uniforme já fizeram.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

webdesign, marca-logo e manutenção quebra-galho by_Ludeboa
esqueleto do template estilo revista by_UsuárioCompulsivo ^